quarta-feira, 22 de maio de 2013

Wagner

Cumprem-se hoje 200 anos sobre o nascimento do musico alemão W. Richard Wagner, uma das mais incontornáveis figuras da música, referência absoluta. Músico, compositor e ensaista que escrevia também as letras das suas óperas.
Das músicas mais intensas que conheço, mais apocalípticas, mais cruas!



9 comentários:

  1. Quem também gostava da música do Wagner era um indivíduo baixote que usava um bigode pequeno por baixo do nariz. Como é que se chamava? Peter ou Ditter.. Hitler. É isso, Hitler!

    Por causa disso (e por usarem as músicas dele) o nome do pobre do Wagner continua a ser associado aos nazis.

    http://www.nytimes.com/1998/11/08/arts/the-specter-of-hitler-in-the-music-of-wagner.html

    Já agora, porque é que este alemão teria um nome brasileiro? :D

    ResponderEliminar
  2. Ah essa velha controvérsia... eu sei que se conota o artista com o ditador, assim como também sei que se rotula a música dele como fria e intelectual, e acho isso absurdo!
    Nunca ninguém conseguiu demonstrar que Wagner fosse de facto um nazi e que culpa tinha Wagner se Hitler gostava da música que ele componha?
    Em todo o caso, fosse Wanger apreciador de Hitler, ou não, não creio que isso tirasse genialidade ao seu trabalho.
    Vai que em vez de Wagner, Hitler apreciasse o fado da Amália, e a senhora passava de bestial a besta! Temos de nos habituar a ver o mérito de per si, acho eu.

    ResponderEliminar
  3. Há um detalhe que aparentemente lhe está a escapar: Wagner morreu em 1883, Hitler nasceu em 1889.

    Parece-me que dificilmente se terão cruzado! :)

    Em relação a Wagner ser nazi ou não, também me parece pouco provável tendo em conta que os chamados partidos nazis apenas terão surgido no século XX.

    Como única certeza temos o aproveitamento da obra de Wagner na propaganda nazi, por parte do Adolfo.

    De qualquer forma sobre Wagner existem acusações de anti-semitismo, o que não será surpreendente tendo em conta que seria um ideal relativamente comum naquela época.

    ResponderEliminar
  4. Mas eu não disse que se poderiam ter cruzado, pelo menos neste mundo... quem sabe no outro não passam o tempo numa amena cavaqueira!!!
    E também não quis dizer que Wagner poderia ter sido nazi, no sentido em que damos hoje ao conceito, obviamente; o que eu quis dizer com isso era que se seria ele apreciador das politicas de Hitler, obviamente também.
    É um facto inegável que Hitler usou músicas de Wagner para as sua acções de propaganda, mas isso torna o músico igual a Hitler, não percebo? Ninguém está livre de que se faça um mau uso, ou um uso abusivo de uma obra nossa, parece-me.
    Não sei se estou certa, mas acho que em Israel foi proibida a sua música, ou coisa que o valha, durante algum tempo, precisamente por isso... Mas insisto: o carácter ou as opções politicas, religiosas ou sexuais de um artista não deviam tirar o mérito à sua obra. Mas claro isso sou eu, e claro que ser apoiante das politicas de Hitler é dantesco, mas nunca ninguém o conseguiu provar, tanto quanto julgo saber.

    ResponderEliminar
  5. Na verdade nem percebo muito bem o que me quer dizer?!?! Um é anterior ao outro... nunca podemos saber que pensaria Wagner de Hitler... acho que não percebo!!!

    ResponderEliminar
  6. Teria Wagner na sua mente criativa, na sua batuta mágica, na sua imaginação prodigiosa laivos de um monstro em potência?!?!?

    ResponderEliminar
  7. Não tenho nada contra o Wagner.

    Ou se calhar tenho... a cavalgada das valquírias deixa-me inquieto!

    ResponderEliminar
  8. Ah inquieta...
    Pois inquieta, mas o que nos inquieta também nos acicata, verdade?

    ResponderEliminar