sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Aqui só pode haver gato!!

Se dúvidas houvesse, o ranking agora publicado pela revista Exame, dissipá-las-ia. O modelo de governação adoptado atira cada vez mais portugueses para a pobreza, enquanto assegura que os mais ricos continuem a enriquecer desmesuradamente!!
A lista divulgada dos 25 mais ricos do país, deixa evidente que não só as grandes fortunas tiveram um substancial incremento no último ano, como cresceram de 8.5% do PIB, no ano passado, para passarem a representar 10% do mesmo, este ano! A crise quando nasce não é para todos, definitivamente, mas não é por demais estranho que numa altura em que o desemprego e a precariedade, os salários cada vez mais baixos, a aniquilação de toda uma geração jovem, atingem números astronómicos, os patrões enriqueçam também astronomicamente?!?! Negócio parece então haver, o país parece então estar a mexer, como o revelam os números das riquezas de uns quantos, porque motivo então não é distribuída essa riqueza mais equitativamente?!? Isto só pode ser má gestão, ineficácia de gerência de recursos e gerência governativa!! Estará esta meia-dúzia a crescer precisamente à custa da exploração alheia?!??! Mas é para monitorizar isso que o Estado devia estar habilitado, ao invés parece ser ele mesmo a promovê-lo!! De notar que no Coeficiente de Gini, que mede precisamente a distribuição dos rendimentos, Portugal apresenta-se como um dos países com maior desigualdade social, apenas a Lituânia e a Letónia conseguem ser ainda piores que nós!!!
O que é que dá vontade? Dá vontade de lhes fazer a vontade e ir embora deste país, depois que fiquem cá a trabalhar eles a ver se sozinhos conseguem enriquecer ou fazer o país andar para a frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário