sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Capitalismo? No thanks!

Polaco: 'Aqui na Polónia grassa uma grande desilusão e as pessoas dizem que se o capitalismo era isto, não tinham lutado contra o comunismo!'
Eu: 'Já estarão arrependidas? Volta comunismo, estás perdoado!'
Polaco: 'Mas também não estavam contentes com o comunismo, obviamente!'

Desiludidas?! E ainda não devem ter visto nada!!!
De facto, será que o sistema politico-económico das sociedades se esgota no comunismo e capitalismo, e todos os que já desapareceram?
Será que não conseguimos fazer melhor que isto?
Será que não arranjamos nada assim no meio?
A ditadura do capital, o despotismo do lucro, o tirano vil metal também não será a formula mágica, está mais que visto!
É nestas alturas que o mundo procura nova ordem e novas perspectivas... e bem precisávamos de algo novo.

2 comentários:

  1. Morena, como já deves ter percebido, sou de Esquerda, mas nunca tive Partido. Sempre me fascinou a Política como algo nobre que pode ser. Sempre me fascinaram as ideologias. Adoro ler todas essas Doutrinas que hoje ninguém lê. Sou um tipo estranho, Morena, acho que já te tinha dito. A minha colecção desses livros foi-se compondo à custa de alfarrabistas, mas também à custa de debates nas Esquerdas, onde por vezes participava. Aprendi bastante, nesses tempos, aprendi tão pouco. Sou de Esquerda mas tenho Dúvidas, muito mais do que Certezas. Bem, para que não restem Dúvidas, tenho a Certeza que sou de Esquerda, desde que tenho consciência Política (lá por volta dos 14 anos). Mas nunca papei calado as ortodoxias alheias. Sempre fui, digamos, mais alternativo. Mas também tenho essas ortodoxias que tudo iam destruindo, cá por casa em livro e publicações. Gosto sobretudo de perceber as nuances, para que a minha cabeça se vá, progressivamente, formando na Luta do dia a dia.
    Os Polacos têm uma História muito sui generis, levaram com os nazis e depois com o comunismo. Mas se formos olhar mais para trás na História, a confusão é ainda maior...
    Como reacção, existe um anti-comunismo primário muito saliente por aqueles lados. Ou pelo menos existia, segundo o que me contava o meu Amigo.
    Um dos meus melhores Amigos estudou música em Cracóvia e até namorou com uma polaca muito simpática.
    Confesso que não sei se os gémeos de ultra-direita ainda têm poder, ou se as coisas já estão diferentes.

    Capitalismo, não obrigado!
    Democracia!!! Liberdade!!!

    Desculpa se escrevi muito e nem sempre bem.

    beijos.

    ResponderEliminar
  2. Nâo, não escreveste muito... podes debitar ideias e sentimentos à vontade, eu gosto.
    Eu também acho a politica verdadeiramente fascinante, pena os homens a desvirtuarem tanto, pena o bicho homem quando com Poder, perder a noção do princípio de serviço público que subjaz à politica.
    E Liberdade e Democracia, forever!

    Beijinho Hugo

    ResponderEliminar