quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Quem sabe em Oslo não quiseram serenar ânimos?

Não deixa de ser curioso, que a Europa, palco de duas grandes guerras que a devastaram, a ela e ao mundo, se veja agora galardoada com o prémio Nobel da Paz!
Muitas vozes se levantaram em desacordo e outras tantas vexaram este prémio, mas o que é certo, é que a Paz na Europa não é, nem nunca foi, um dado adquirido e parece já todos terem esquecido as páginas negras e vergonhosas que a Europa escreveu na História.
O que subjaz à, agora designada, de União Europeia, é um compromisso de paz, democracia e desenvolvimento, compromissos que todos parecem agora desvalorizar, mercê da crise em que essa Europa mergulhou, mas a verdade é que o que ela alcançou foi extraordinário: nunca antes na Europa se respirou tamanha paz e comunhão, nunca antes na Europa se tinha experimentado tamanho bem-estar, apesar de seriamente ameaçado nos nossos dias!
O projecto de criação de uma Europa Unida e esbatida de barreiras é um dos maiores que os seres humanos pensaram e levaram a efeito, e pensar europeu, em vez de pensar no nosso quintal, com fronteiras físicas definidas e Estados soberanos egocêntricos, é um dos maiores desafios que os europeus e seus governantes enfrentam e enfrentarão no futuro, e eu acredito nos Estados Unidos da Europa, porque acredito na solidariedade, na cooperação, na comunhão de interesses dos estados membros, e no compromisso de Paz, que após a segunda guerra mundial nunca pareceu tão eminente como hoje, mas que acredito, estar erradicada do velho Continente.
Quem sabe lá em Oslo não pensaram exactamente nisso na hora de entregar este prémio à União Europeia, quem sabe não quiseram lembrar a todos os europeus um passado de guerras que ninguém quer voltar a ver, um passado que essa União Europeia se empenhou todos estes anos em não ver repetido?


5 comentários:

  1. Não o tinha pensado desta forma...quiçá?

    ResponderEliminar
  2. Morena, belíssimo texto, não tinha pensado nisso, mas é verdade de facto.
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Isso é tudo verdade, mas as pessoas responsabilizam a União Europeia pela situação que atravessamos todos na Europa. Mas de facto eles levaram foi o Nobel da Paz, não o da Economia, e a Paz foi de facto conseguida... mas, como tu dizes, já ninguém se lembra da guerra, já ninguém pensa nisso! E porquê? Porque a União Europeia fez bem o seu trabalho, aí.
    Beijinho Morena.
    Tem um Santo Natal e tudo de Bom para 2013... se isto não se lixar tudo até lá!
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Sim, não saberemos nunca se estaríamos melhor com ou sem União Europeia, eu acho que estaríamos pior sem ela... mas paz temos e esse era o prémio, da Paz.
    R.B

    ResponderEliminar
  5. Pode muito bem ter sido essa a ideia por detrás deste prémio, acalmar os europeus que estão à beira de um ataque de nervos e de desatar a ameaçar a tranquilidade e paz que vivemos neste continente. Em garantir a paz a União Europeia esteve bem, de facto; mas no resto, já não sei, alguém tem responsabilidade nesta crise!
    Duarte

    ResponderEliminar