domingo, 17 de março de 2013

Temos de ser os nossos próprios coaches!

Livros de auto-ajuda, coaching e por aí fora?? Não, obrigada. Não lhe vejo utilidade.
'Se reparares, desde que ando a fazer coaching, até já tenho gosto em arranjar-me, preocupo-me com a minha apresentação, esforço-me por gostar de mim e do meu aspecto!'
Lamento, mas isso parece-me óbvio de mais como para ter de vir alguém estranho a ensinar-me e a fazer-me perceber que o nosso bem-estar próprio começa no gostarmos de nos arranjar e sentir-nos bem com o nosso aspecto!
'E deixei de me queixar, coisa que sempre tanto te arreliava! Agora nunca mais me ouviste queixar e lamentar, pois não?'
E até que enfim, queixar é muito triste e torna a percepção que nós temos de nós e da nossa vida cada vez mais miserável e infernal! E queixar de quê?!? A vida tem com certeza coisas boas, não é nunca perfeita, mas tem seguramente muito de que nos orgulhamos e que nos embevece. Às vezes as queixinhas parecem-me mais ingratidão que outra coisa! E se por ventura não tem, não é com queixumes e lamurias que alguma coisa muda, a energia despendida a lamentar-nos provavelmente seria mais profícua a tentar fazer mudanças, ir à luta e à procura da felicidade.
'Fizeram-me perceber que se andar sempre deprimida e angustiada, e com ar pesaroso, crio uma espiral de mau estar à minha volta e as pessoas começam a evitar-me, tenho de ser mais positiva e transmitir bem estar às pessoas para gostarem da minha companhia.'
Curioso, nem a propósito, a mim já me acusaram exactamente do contrário, de irradiar felicidade, amabilidade e boa disposição a mais e isso incomodar as pessoas, que não gostam de gente tão bem com a vida!!
Nunca li nenhum livro de auto-ajuda, como nunca fiz coaching, nem posso opinar com propriedade, mas se ensinam lá que ter gosto e interesse em andarmos bonitas nos faz bem por fora e isso se nota por dentro; que queixar-nos e ter pena de nós não vai desencadear forças ocultas e do além que, por solidariedade, vão chegar para mudar a nossa vida; que ter uma atitude positiva perante a vida faz muito mais sentido, não só para nós, como também para os outros em nosso redor... então não vou ler, nem fazer nunca, porque o que lá se ensina parece óbvio demais, parece-me o beaba que se aprende em pequenina.
Há pessoas que não chegam lá sozinhas, com certeza que sim, mas eu acho que todos temos que ser um pouco o nosso próprio coach e decifrar o que nos faz bem, o que nos faz sentir seguros e confiantes, felizes e optimistas; mas em não conseguindo, melhor procurar quem consiga por nós, pronto.

3 comentários:

  1. Mainada, mulher forte de ideias claras!
    Eheheh
    Beijinho
    Ele

    ResponderEliminar
  2. Pois... mas para umas pessoas é mais fácil que para outras!
    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  3. Sim parece óbvio demais... Mas ter assim as ideias claras e essa capacidade de análise vai sendo cada vez mais raro.
    Beijinho
    RB

    ResponderEliminar