quinta-feira, 8 de novembro de 2012

165 anos de Bram Stoker

Celebram-se hoje 165 anos do nascimento de Bram Stoker - abençoado Google! 

Que fascínio exerce em mim a perspectiva da imortalidade, do amor sem limites, de poderes ilimitados, de uma vida de luxúria, sombria, enigmática... francamente genial! De tanto o conhecer, de sempre o ter conhecido, parece quase incrível que um homem o tenha criado, pelo menos na versão moderna; que seja produto da imaginação prodigiosa de alguém, nascido há mais de 100 anos, inspirado em lendas e mitos da Europa Oriental.   
Era garota quando descobri a personagem icónica do Drácula, figura temida e tenebrosa, e me rendi, a sua genialidade, envolta em mistério e fantástico conquistou-me e tirou-me o fôlego muitas vezes, embora nutra certo desprezo pela moda em que agora se tornou, com obras modernas, autênticos blockbusters! Na verdade lembro-me de ver todos os filmes ainda em preto e branco e muito antigos do Drácula, pelo que nem foi a genialidade do cinema sobre vampiros que me seduziu, mas sim a história, o conceito da coisa... o obscurantismo, o dark side, o romantismo, o amor arrebatador...




A adaptação ao cinema de Drácula de Bram Stoker de Francis Ford Coppola é o filme dos filmes, mais outro da minha eleição.

1 comentário:

  1. A mais bela história de amor!
    Um dos mais belos filmes com uma maravilhosa banda sonora!

    ResponderEliminar