quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

DECLARAÇÃO

Eu, que sou uma optimista inveterada, que vejo luzes e mais luzes ao fundo dos túneis, declaro que acabo de perder toda e qualquer esperança!! Parece que já me estou a ver de mala e cuia em direcção a oriente...
Sim porque até eu, simples iletrada junto dos crânios iluminados do mundo, já percebi que é lá que se estão a rir a bandeiras desgarradas do mundo ocidental!!
Aos poucos fomos desindustrializando o ocidente, e relocalizar tudo para os países asiáticos e de leste, sem alarido nem prejuízo, agora eles estão em franca expansão e nós estamos a braços com uma crise que, repito, até eu já acho que não tem solução!
O ocidente, rico, cosmopolita, profundamente ciente dos direitos humanos, instruído, não mais quis sujar as mãos em fábricas e industria que aos poucos e contra a vontade de muitos, foram sendo deslocalizadas para um mundo tido como mais atrasado e menos letrado, onde se aceita trabalhar muito mais, por muito menos, onde direitos humanos é 'frescura' de europeu... pois e quem é que se ri agora?? Contanto que a banca nos disponibilizasse mais e mais capital para consumirmos e consumirmos e consumirmos, e ter níveis de vida altíssimos e dignos de um ocidental, um europeu, tudo estava bem!
Achámos, eles - essas figuras sem rosto, nem morada que mandam em tudo e todos, mexem cordelinhos e congeminam conspirações - que os serviços, junto com a especulação financeira, iam ser o el dourado, a quimera do ouro, e agora?! Agora ou vamos para a China trabalhar numa qualquer fábrica, que nos recusámos a trabalhar cá, ou ficamos aqui e morremos à fome, não antes de ter uma síncope nervosa, com o assalto ultrajante que nos estão a fazer!
Será que um restaurante português na China ia ter sucesso?!?! para o caso do banco não vingar...

7 comentários:

  1. Jà li este texto hoje 3 vezes, e adoooro!
    Beijinho.
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Concordo em pleno com a sua indignação e permita-me acrescentar o seguinte:
    muitas fábricas fecharam e/ou deslocalizaram (China, India e Leste europeu) a sua produção porque nos países onde estavam além de outros factores por si mencionados, a regulamentação ambiental da UE era exigente e nesses países ou não existe ou é menos exigente. A grande preversidade disto é que a mesma UE permite depois que esses produtos sejam importados e vendidos no espaço Europeu.

    nota: Sou 100% a favor de uma regulamentação ambiental exigente, mas que seja abrangente e não se confine apenas à UE.

    ResponderEliminar
  3. Ora, com certeza Sr.Anónimo, as fábricas e industria deslocalizaram-se para outras paragens, não porque eles lá são mais bonitos; deslocalizaram-se porque havia ganhos significativos envolvidos!
    A desregulamentação ambiental, junto com os salários baixos e a flexibilidade da legislação relativamente ao trabalho, tornam esses países paraísos para empresários gananciosos, multinacionais e accionistas multimilionários para quem os lucros são a única componente que interessa!!
    Que os países, como o nosso, se vejam desprovidos de produção e industria; que vejam o desemprego disparar; que vejam a crise instalar-se é tudo para eles mero pormenor, males necessários para a sua expansão!
    Numa altura da história em que já devíamos ter percebido que criar fossos e desequilíbrios no mundo não faz qualquer sentido, andamos a criar um outro eixo de poder económico e não passamos disto... O que me espanta verdadeiramente é que para nós, cidadãos comuns, tudo nos parece tão evidente e inequívoco; para quem tem poder de decisão e pode fazer alguma coisa, parecem não enxergar, estranho, não?!?!
    Bom, numa palavra, são pérolas que vieram com a bela da globalização e quem sabe o mundo assim não funcione devidamente...

    E já agora: não tem nome??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois...
      E a globalização? Não passa de jogo com regras desiguais entre intervenientes, e de tão desregulada, tinha que dar asneira...
      Duarte

      Eliminar
  4. Olá Morena, não tenho comentado muito, mas venho sempre... e faço minha a sua declaração, também já não acredito em recuperação, retoma, equilibro de contas, nada! As politicas para sanar a economia e as finanças públicas são cada vez mais cruéis impiedosas e impopulares, mas o buraco é cada vez maior e lá vêm mais politicas de austeridade, parece um ciclo vicioso do qual já não saberá ninguém como se sai... e emigrar para os países que agora crescem deve ser a única solução, que será dos nossos filhos!
    Bjs.
    Mariana M

    ResponderEliminar
  5. Se um dia tiver que ir trabalhar para a China, a India... vou antes entrar no mundo do crime, já não suporto essa gente, não evoluem em mentalidade, educação, responsabilidade social e ambiental, parece que continuam uns animais, só sabem trabalhar e fazer dinheiro e crescer sem responsabilidade, gente gananciosa...
    Duarte

    ResponderEliminar
  6. Pois e agora, como é que vamos reverter a situação? Acho que isto está a ficar complicado!
    Ele

    ResponderEliminar