sábado, 12 de maio de 2012

Relações laborais

Gostava de dizer uma coisa e deixá-la bem clara: trabalhar não tem que ser mau; o trabalho não tem porque ser um castigo; trabalhar não é necessariamente um calvário!
Porque é que as pessoas se referem sempre a ele como se de um inferno se tratasse, porque é que falam sempre dele como a maior cruz  das suas vidas, da qual se querem ver livres e rápido??
A rotina quotidiana e o cumprimento de horários é desgastante, a mim que sou completamente avessa a rotinas, matam-me um pouco a cada dia, é certo que sim! Mas o acto de levar a cabo tarefas, desenvolver uma actividade não é em si mesmo desagradável, e o sentimento de dever cumprido, de realização, de uma meta atingida, de um obstáculo ultrapassado, de um feito glorioso... é fantástico! Porque é que as pessoas transformam o trabalho num castigo, num mal necessário, e se um dia se virem desprovidas dele, é uma tragédia incomensurável!?!? Não terá apenas e só a ver com a falta de independência financeira que o desemprego traz consigo, que também é dramático, mas não é só isso...
Ao mesmo tempo que o trabalho nos 'escraviza', também nos liberta, nos dignifica, nos dá uma dimensão de grandeza e nos orgulha!
O que não entendo é porque as relações laborais se tornam sempre tão complicadas, nos agastam tanto, nos infernizam tanto... o que devia ser bom e agradável e prazenteiro, porque afinal trabalhar não é mau, e porque passamos muitas horas a trabalhar, melhor que seja aprazível... transformamos em verdadeiros palcos de esgotamento emocional!!
Falei hoje ao telefone com uma senhora que me disse que trabalhava naquela mesma companhia havia já 42 anos, e a sua boa disposição, animo e boa onda contagiava até mesmo por telefone, notava-se a sua boa relação com os colegas... fiquei contente! Afinal ao fim de tantos anos a trabalhar exactamente no mesmo sítio, ainda há gente que consegue: a) manter uma boa e saudável relação com os colegas; b) ter uma incrível disposição e disponibilidade; c) não sentir a vida engolida por 42 anos de trabalho, mas antes estar orgulhosa deles!!
No trabalho, como em tudo na vida, o mais importante é cruzarmo-nos com pessoas de bem, de boa vontade, disponíveis, amáveis, delicadas, bem resolvidas, animadas, que acreditam, que não azedaram, que não se resignaram e aceitaram um vida má e amarga... isso faz realmente toda a diferença, no trabalho e como de resto em tudo!
Às vezes, muitas vezes, o que custa não é trabalhar, nem mesmo cumprir horários, ou ter rotinas entediantes, o que custa e muito são as relações que se criam e desenvolvem entre pares que trabalham lado a lado, every single day!!

3 comentários:

  1. Concordo em género e número!!
    Atenção ao título
    Bjs
    LULU

    ResponderEliminar
  2. Eu quero ver se vocês estão atentos, ou como é que é!!!
    E estou muito orgulhosa, que bons observadores, que atenção... Aqui no estaminé só entra people de alto gabarito, mainada!!!
    Obrigada
    Bjs.

    ResponderEliminar