quarta-feira, 23 de maio de 2012

Self-made people / invejosos 2

Francamente, até me custa estar a escrever sempre sobre o mesmo, mas...
Já escrevi aqui sobre este belo sentimento que nutrimos por quem é bem sucedido na vida, mas vou voltar a fazê-lo, tem de ser! 
Ser bem sucedido, ter sucesso, chegar ao El Dourado, encontrar o filão de oiro... não inspira nada nos outros, a não ser maus sentimentos!! Não deixa de ser curioso que desenvolvemos rapidamente sentimentos de 'pena' pelo que não tem comida, perdeu a casa, a dignidade e os dentes... mas não desenvolvemos qualquer espécie de admiração por quem sobe ao cume da hierarquia social, e vive forrado de dinheiro!! Os que estão no topo só desenvolvem desconfiança: nunca lá chegaram por mérito próprio e nunca mas nunca honestamente!!
O que eu ontem vi sobre o empresário Jorge Mendes encheu-me de orgulho, inspirou-me e fez-me voltar a creditar na espécie humana... mas o que me provocou a mim, pelos visto, foi exactamente o oposto do que provocou a muitos que comentavam hoje a reportagem!!! Não vale a pena sublinhar que veio de humildes origens, que continua aliás a alimentar; que ganhou o galardão-internacional-de-melhor-empresário-do-mundo na área do desporto; que, e sobretudo, leva consigo a bandeira da honestidade, da verticalidade, do carácter, e que é aliás por ser tão honesto e limpo que faz efectivamente a diferença no meio e chegou onde chegou?!?!?! Não, pois não!?!? 
Mais, atrevo-me a dizer que se por ventura conhecessem o senhor em causa haviam de o bajular bem, só pelas portas que ele abriria... enfim!
E digo-o eu que, como já disse aqui, me falta a 'enzima' de 'adorar' os outros...mas reconhecer mérito, trabalho e dedicação a quem o tem e merece, parece-me o mínimo, parece-me humildade.
Deus nos livre que essa gente que ouvia eu hoje comentar o tema com tanto desdém e desprezo, tenha um dia um filho que vá mais longe que ali a Trafaria... vão negar-lhe a paternidade, pelo menos!
O senhor não será com certeza perfeito, obviamente! mas isso nem se coloca sequer, ninguém o é, tanto quanto (julgo) saber. 

4 comentários:

  1. Caramba! Então a perfeição não existe?
    Sim, eu sei que não! Assim como a felicidade. Existem sim momentos felizes...
    Só vi a apresentação da dita reportagem, mas calculo que seja interessante saber como funciona esse homem que tem nas mãos muitos dos melhores jogadores do mundo! Segundo o que contam alguns dos mais velhos lá no meu trabalho, Jorge Mendes trabalhou lá algum tempo... Curioso, não é?
    beijos.

    ResponderEliminar
  2. A sério? Que engraçado... e guardam boas memórias dele como guardavam todos na reportagem?? Ou nem por isso??
    Bom seja como for, haverá sempre alguém que tem boa e alguém que tem má opinião sobre nós, desconfio aliás muito de quem quer agradar a gregos e a troianos!
    Bjs.

    ResponderEliminar
  3. O sítio onde ele trabalhou, eu também já passei por lá muitos anos depois, mas agora trabalho com outras pessoas que nem sabiam que ele tinha estado lá. Lembro-me de se falar nisso uma vez na camioneta, precisamente através de malta que está ligada ao futebol amador... Mas o sítio onde eu trabalho nada tem a ver com futebol. Não sei mais pormenores, porque como te digo, agora já não trabalho com esse pessoal que o conheceu.
    bjs.

    ResponderEliminar
  4. Nada desperta tanta raiva a uns, como o sucesso daqueles que ousaram o que a pusilanimidade desses travou.
    Os homens de hoje não têm a audácia da vontade. Têm medo dos ouvidos que escutam, dos olhos que enxergam, das próprias decisões que sabem deveriam tomar. Fracos e pusilânimes, refugiam-se nos limites do provável na expectativa de uma milagrosa probabilidade.
    E quando algum se destaca dos demais; pois, é isso que você disse...e muito mais.

    ResponderEliminar