segunda-feira, 7 de maio de 2012

À minha Mãe (e Pai)

A minhã Mãe é uma força da natureza, mesmo não sabendo, ou não tivesse ela tido 6 filhos. Seis não é um número para todas, muitas há que com um filho parece que carregam o mundo às costas, a minha Mãe com seis, carregava isso mesmo - seis filhos!!!
Oiço muitas vezes as mulheres que se estreiam na maternidade, dizer que com a chegada do seu filho passaram a valorizar mais os pais, passaram a ser mais reconhecidas aos próprios progenitores. Não passei por isso, antes de nascer o meu filho, já nutria uma profunda admiração pelos meus Pais, já reconhecia o seu valor inestimável. Considero-me aliás abençoada pelos Pais que tive, abençoada e afortunada.
Tenho orgulho nos meus Pais pelo exemplo que me deram; pelo amor que sempre pretenderam instituir na família; pela união profunda que criaram entre os filhos, que espero nunca se venha a perder; pela simplicidade e tolerância que têm; pela profunda bondade que sempre lhes conheci; pela humildade...
Alguém me dizia há dias, depois de ter conhecido os meus Pais, que eram pessoas de uma educação e delicadeza superior, babei-me, literalmente!
Agradeço à minha Mãe a minha própria vida, agredeço-lhe nunca me ter batido, embora muitas vezes me tivesse prometido; agradeço-lhe ter rezado comigo na cabeceira da cama à noite; agradeço-lhe todas as vezes que me mandou estudar francês; agradeço-lhe as camisolas de lã quentinha que me fez para o Inverno, e tudo o que inventava para ela me fazer; agradeço-lhe a paciência que teve com a minha rebeldia; agradeço-lhe a liberdade que me deu sempre que tão responsável me fazia sentir; agradeço-lhe ter-me deixado fazer as minhas noitadas na borga, que sei o quanto lhe deve ter custado; agradeço-lhe que sempre tenha querido que tivesse formação superior e um trabalho e que lutasse pela minha emancipação e independência; agradeço-lhe as "papas de 'serrabulho'"; agradeço-lhe o colinho... Tudo isto fez de mim o que sou!
Espero um dia eu representar para o meu filho, tudo o que os meus Pais representam para mim.

1 comentário: