quarta-feira, 25 de julho de 2012

Pergunta

Vai ser publicada a lei do testamento vital, isto é, uma pessoa pode declarar que não quer ver a sua vida prolongada artificialmente, caso um dia se veja numa situação de incapacidade para decidir ou expressar a sua vontade e esteja em causa manter a vida por meio de artefactos.
Muito bem, mas qual é a diferença entre isso e a eutanásia?!?!
Não percebo muito bem! Num caso serão terceiros a decidir por nós, que não o podemos fazer ou conseguimos;  e no outro, somos nós a decidir, mas com antecedência e clareza de espirito. Mas não vai dar ao mesmo?!?! Não é tudo poder escolher acabar com o sofrimento e a vida artificial??! É.

4 comentários:

  1. É, mas a diferença está em que num caso se decide com conhecimento de causa, por antecipação, consciente de não querer dar trabalho a ninguém; e noutro por antecipação de terceiros que não querem ter esse trabalho.
    Em todo o caso, tenho para mim que a vida dura de mais. Tudo que ultrapasse os 68 70 anos, já é viver de mais.

    ResponderEliminar
  2. Essa agora, então anda a ciência e medicina a lutar a cada dia para aumentar a esperança de vida, e afinal ninguém quer ir além dos 70?!?!?
    Pois eu quero, se puder ser e não for muito pedir, chegar aos... fresca como uma alface, como a avó do meu marido que aos 90 ainda lia o jornal sem óculos, bebia a sua cervejinha e maleitas, nem vê-las!! Realmente pena a senhora ser da minha família postiça, não deve haver possibilidade de que saia a ela...
    E a malta que toque a procriar para haver quem me pague a reforma.

    ResponderEliminar
  3. A sério?? Sim a mim também me parece o mesmo... cena marada!!
    Miguel

    ResponderEliminar
  4. Também acho que não acabo de entender isso, mas precisava de ser esclarecido, por forma a que não haja decisões mal todas e precipitadas, não me parece um assunto pacífico e linear.
    Mariana M.

    ResponderEliminar