terça-feira, 5 de junho de 2012

Provinciana que sou.

Sou da Província, e sou orgulhosa disso, obviamente. Como seria se fosse do Litoral, do Alentejo ou imigrante longe da terrinha. As nossas raízes geográficas representam a seiva que nos criou, que nos deu o vigor da vida, que nos orgulham e nos fazem sentir verdadeiramente pertencentes a algum local na imensidão do mundo.
Ser provinciana não é certamente excepção, orgulha-nos e enche-nos o coração, mas não raras vezes oiço os meus conterrâneos se referirem à sua qualidade de provincianos como se fosse um handicap, ou estigma, mas que mesmo assim os enche de um profundo orgulho, apesar de tudo!!! 'Sou provinciana com muito orgulho', claro! Mas não é um orgulho especial, é um orgulho de quem ama as origens.
Nunca vi nem senti, e muito Portugal já percorri, que a zona onde eu nasci merecesse mais misericórdia e precisasse que as suas gentes a enaltecessem em especial, para não ser vetada ao estigma e à discriminação geográfica.
É certo que as zonas do interior sempre foram as mais abandonadas pelos sucessivos governos centrais, mas isso nunca nos diminuiu, creio aliás que nos tornou mais resilientes, embora infelizmente nos obrigue a abandoná-las em direcção ao litoral.
Também sei que o dicionário atribuiu ao conceito de provinciano uma definição que nada abona em favor de quem nasce nessa parte do território nacional, mas eu que já conheço tanta gente e de tantas partes não só de Portugal, como do estrangeiro, posso afirmar com segurança que tomaram muitos gozar do nosso 'provincialismo'; mais, tomara o país todo ser tão provinciano como a província!!

3 comentários:

  1. Nem fazia ideia, mas é verdade, mais que verdade!
    L

    ResponderEliminar
  2. Não sou da província, mas posso dizer que, pelo que conheço, é verdade sim. Tenho uns grandes amigos provincianos e sei que isso é verdade. Tomaram muito, de facto...
    Mariana M.

    ResponderEliminar