terça-feira, 30 de julho de 2013

Acredito mais na auto-determinação e felicidade... que na castração!

Realmente não sei se sou uma boa mãe, bem quero ser, mas querer só não deve chegar, certamente, embora ajude muito, mas quantos pais cheios de boas intenções não arruinaram os filhos!
Não sou definitivamente daquelas pessoas cujas crias quer manipular e castrar e dirigir e anular... ponho o acento tónico sempre em criar pessoas responsáveis, emancipadas e autónomas, dou muito valor a isso!
Os filhos preparam-se para a vida, não se preparam para ser dirigidos, antes dirigentes!
Faz-me impressão anular as pessoas de tanto as querer controlar, faz-me impressão aniquilá-las de tanto as querer dominar... mas o que é certo é que vejo cada vez mais mães - pais não vejo tanto, são definitivamente mais equilibrados que nós! - a domar crianças como se de animaizinhos se tratassem: não têm direito a escolher, opinar ou sequer falar!! Há mães que eu sei, ninguém me contou, até os copos de água que os filhos, já crescidinhos, devem beber controlam... pronto, para mim é incompreensível, que dou mais valor ao facto de que o meu filho saiba avaliar quando tem sede e deve beber, do que passe o resto da vida à espera que alguém lhe diga quando deve beber água para se hidratar!! O mais engraçado é que normalmente pais, mães, manipuladoras dão à luz filhos manipuláveis... o que não deixa de ser curioso, muito curioso.
Como dou mais valor à felicidade dos que me estão próximo, do que a que sejam seres 'perfeitos', angustiam-me as mães que nunca têm em consideração a vontade ou a preferência dos filhos, como se não tivessem direito a ter vontade whatsoever. Prefiro gente feliz e emancipada a gente controlada e angustiada, sem dúvida! A vida é feita de escolhas e, a menos que as mães queiram continuar presentes na vida dos filhos adultos, estes sentirão muita angustia na hora de fazer as deles, às vezes até me pergunto se não será isso que algumas mães querem: criar uma tal dependência nos filhos, que nunca consiguam viver sem elas, deve ser o que lhes dá sentido à vida e razão de viver!!!
Na minha geração, poucos foram os que tiveram educação acima da média, mas conseguiram tirar licenciaturas e ter formação superior e conseguiram singrar, mas hoje toda a gente quer criar filhos vencedores, com educação esmerada, com competências em todas as áreas... e que ganhem imenso dinheiro no futuro!. Cá para mim estão é a criar gente infeliz e dependente que um dia entregues ao mundo não saberão dar um passo sós, mas isso sim, que passem pelas melhores escolas, e academias de ballet e de línguas e de música e de equitação... mas sejam incapazes de avaliar quando têm sede!!
Somos tão patéticos, esmeramos-nos na educação dos filhos mas para criar cavalos de corrida, não seres humanos focados principalmente em serem felizes!
Conheço gente que só teve um único filho para se concentrar em educá-lo como o melhor em tudo, cada um lá sabe, eu prefiro educá-lo a habituar-se a dar sempre o seu melhor, não me atreveria a criar tamanha angustia nele!!

7 comentários:

  1. Tens as ideias claras. Penso exactamente assim, e tenho amigas que fazem isso aos filhos e muito mais, o que me enerva muito!
    Claro que também queremos dar a melhor educação aos nossos filhos, mas não os queremos anular e criar como perfeitinhos...
    X

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com certeza, também quero que o meu filho tenha uma boa educação, mas não o quero criar como um fantoche meu!!
      Obrigada X

      Eliminar
  2. Concordo.
    Beijinho e parabéns pela menina que espera.
    Rosa B.

    ResponderEliminar
  3. Revi-me em absoluto nas tuas palavras!
    Também eu ando há 19 anos a tentar ser boa mãe; vai-me parecendo que não estou a fazer um mau trabalho.
    Fico com essa ideia ao ver o desembaraço dele tomando pequenas ou grandes decisões, contestando (até comigo) aquilo que não lhe faz sentido, defendendo as suas crenças e progredindo na vida a passos firmes não atropelando ninguém mas também não pedindo licença para tomar aquilo que fez seu pelo seu trabalho.
    Ele ganhou muitas nódoas negras nos joelhos, cotovelos, etc mas eu para o deixar aprender com as suas próprias escolhas amolguei algumas vezes o coração. Quero acreditar que vale sempre a pena educar para a independencia.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bolas, isso é que é ser mãe, verdade? E educar e preparar seres capazes para enfrentar a vida, tenho a certeza que resultou, que está a resultar, muito bem. Espero ter essa destreza de espírito também.

      Eliminar
  4. Não precisamos de mais gente atrofiada e infeliz, já cá temos muita!

    Duarte

    ResponderEliminar