terça-feira, 16 de julho de 2013

Da maneira como sempre chamei tudo pelo nome... sim.

Um professor de Sociologia da Suécia, Stefan Svallfors, enviou uma carta ao Comité Nobel Norueguês a propor o nome de Edward Snowden para o Prémio Nobel, pelos 'feitos heróicos do americano, que necessitaram de grandes sacrifícios pessoais', segundo as palavras do próprio.
O Comité prevê a recomendação, existindo até uma lista de pessoas que o podem fazer, onde se enquadra o sociólogo.
A verdade é que o jovem é um corajoso do mais escorreito e destemido que deve haver, porque não é para todos saber que tem de honrar um compromisso de trabalho, assegurar o emprego, ao qual garantiu confidencialidade, e não ser capaz de fechar os olhos ao abuso, à ameaça da liberdade ou dos direitos humanos ou dos direitos fundamentais. Denunciar o que está incorrecto no mundo, mesmo acarretando um preço tão alto a pagar, como a perda do emprego e, no caso concreto, a perseguição e mesmo arriscar a vida, é com certeza admirável e digno de Prémio Nobel, inclusivamente um encorajamento do Comité Nobel para que outros sejam delatores das atrocidades que se cometem por esse mundo fora. Parece a ovelha negra, o mau da fita, o bufo, é verdade que sim, mas se outros não tivessem silenciado as maldades que testemunharam, mesmo correndo os maiores riscos, tanto que o mundo não tinha experimentado...
E eu seria capaz de o fazer?!

3 comentários:

  1. Boa pergunta...
    Por mim, e se eu fosse só no mundo, sem familia a quem assegurar o bem estar, sem dúvida de que o faria sem pensar duas vezes, agora quando há filhos pelo meio a quem se tem de prover o dia-a-dia...mas ainda assim, quantos riscos já corri? Acho que sim, se a causa fosse justa e a denúncia um bem maior, sim, faria!

    ResponderEliminar
  2. Eu seria, eu sou aquele que não consegue ter nada calado...!
    Miguel

    ResponderEliminar
  3. Ora ai é que está Sexinho... às vezes é preciso ponderar muito bem, não é só vociferar os males do mundo...!

    Miguel, é comamim, é comamim!

    ResponderEliminar