domingo, 18 de março de 2012

Buy buy buy

Passeando onte à noite pelo centro nevrálgico e mais animado da cidade não pude deixar de notar na pouca gente que havia, e no pouco trânsito; mas indo hoje a um dos centros comerciais do centro, reparo que anda tanta gente às compras, que as lojas estão cheias e que há imensa gente a comprar.
Ainda ontem voltava para casa convencida de que a crise mandava recolhimento; e já hoje parecia não haver crise nenhuma whatsoever!
Esta crise é cruel, e ninguém sabe até quando estará a salvo, porque ceifa sem piedade empregos, empresas e negócios todos os dias. Mas quando pensava que estava tudo mais consciente de que o consumismo desenfreado, quase doentio a que vinhamos assistindo nos últimos anos tinha que abrandar e recuar para níveis mais modestos, eis que reparo que as lojas continuam apinhadas de gente.
É certo que o comercio cresceu e dinamizou-se e criou postos de trabalho e criou riqueza, que por sua vez criou mais consumo... é certo. E é certo que a pouca produção que temos nos levou a importar mais e mais, e a endividar-nos mais e mais e mais.
Se esta maldita crise servir para alguma coisa, se dela se puder tirar algo, que seja o ensinamento, a tomada de consciência de que consumir, comprar, adquirir a este ritmo é incomportável e insustentável!
Se todo o mundo consumisse como consumimos no mundo ocidental - o dito civilizado, seriam precisos 3 planetas iguais em recursos e exploração... isto dá que pensar!!
Sejamos mais conscientes, é imperioso!

Sem comentários:

Enviar um comentário