terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Subserviência.

A subserviência é uma coisa que está muito para além do meu entendimento! Mesmo quando temos por alguém uma profunda admiração, não compreendo e tenho dificuldade em aceitar.
Agora espante-se ainda mais quando o que vejo é gente a bajular o semelhante (e digo, mesmo semelhante!) que é arrogante, indelicado, malcriado... Não sei o que se passa com os seres humanos mas alguns têm cá uma apetência para se "baixar" diante de gente altiva, sobranceira, grosseira e mal formada! Em algum ponto dos cânones da educação que tiveram constava um parágrafo que dizia: "... muito respeitinho, servilismo, receio e admiração, pelo próximo que apresente uma conduta indelicadamente arrogante, grosseira e estúpida." Temo cá para mim que há pessoas que gostam de ser mal tratadas!! Tenho vindo, aliás, ao longo dos anos a desenvolver uma teoria, segundo a qual as pessoas que se deixam mal-tratar por outras e ainda lhes devolvem mimos vários sabem que é exactamente esse o tratamento que merecem, e portanto há que respeitar muito quem percebe subtilmente que ser mal-tratado é o que, no fundo no fundo, merecem!! E perceberam-no melhor e mais rápido que os restantes mortais, "olá, temos aqui um iluminado, vê mais além, percebeu quem eu sou... percebeu que mereço ser pisado e espezinhado, cuidadinho aqui!!" e deixam-se humilhar e vexar.
Por outro lado, só mesmo as pessoas que são realmente mal-formadas deixam que os outros as bajulem, como que numa assumpção de que são seres realmente superiores, dignos portanto de um tratamento especial, que não os obriga a ter maneiras, educação e consideração por ninguém.
Não gosto que me bajulem, nem gosto de bajular ninguém, não sou sequer capaz! Não tenho jeito, não me sai a coisa bem, mas isso sim, sou correcta, educada e sempre que posso delicada com todos, sou ou tento ser. E gosto muito, mesmo muito, de ser bem tratada, com consideração e respeito, com delicadeza e maneiras... é que eu sei que mereço!

1 comentário: